No próximo dia 04/08 (sexta) às 19h estaremos realizando o workshop gratuito Vida & Carreira em Alto Mar: Áudio, Iluminação e Vídeo em Cruzeiros, em parceria com a empresa Cast-A-Way South America. É uma ótima oportunidade para os alunos e interessados conhecerem essa forma de trabalho e abrir ainda mais seu círculo de network.

As inscrições já estão abertas pelo site e são limitadas:
http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-gratuito-2a-edicao-vida-carreira-em-alto-mar-audio-iluminacao-e-video-em-cruzeiros/

Em agosto teremos um novo curso no IATEC direcionado à área de Iluminação.
Confira:

Console Régia 2015 Plus – Curso Oficial Star Lighting
Data: 28/08
Horário: Segunda e Terça, 10h às 16h
Local: IATEC Centro
Matrículas abertas: http://iatec.com.br/cursos/iluminacao/console-regia-2015-plus-curso-oficial-star-lighting/

Em agosto teremos um novo curso no IATEC direcionado também à área de Cenografia.
Confira:

CAPACITAÇÃO AO PROJETO CÊNICO PARA TEATRO, CINEMA E TV
Data: 28/08
Horário: Segunda a Sexta, 15h às 21h
Local: IATEC Centro
Matrículas abertas: http://iatec.com.br/cursos/evento/capacitacao-ao-projeto-cenico-para-teatro-cinema-e-tv/

 

Instrutores:

– Valéria Caldas –

Bacharel em Artes Plásticas, Arquitetura e Pós-graduada em História da Arte e da Arquitetura. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo Instituto Metodista Bennett e PUC-Rio, respectivamente. Trabalhou na Rede Globo de Televisão por 17 anos como Cenógrafa Titular, atuando em programas de show e teledramaturgia. Atualmente executa projetos cenográficos destinados à televisão, cinema, teatro e promocionais, além de ministrar aulas de cenografia e Direção de Arte, num permanente acréscimo metodológico que não se esgota em si mesmo, mas num meio para fins.

– Ana Paula Lopes –

Bacharel em Artes Cênicas, habilitação em Cenografia, Licenciatura em Artes Cênicas e Pós-graduadas em História da Arte e da Arquitetura. Formada pela Universidade Rio de Janeiro (UNIRIO) e PUC-Rio, respectivamente. Trabalhou na Rede Globo de Televisão por dezesseis anos como Cenógrafa Assistente, atuando em programas de show e teledramaturgia e seis anos na Rede Record como Cenógrafa Titular e Diretora de Arte em teledramaturgia. Atualmente executa projetos cenográficos destinados à televisão, cinema, teatro e promocionais.

julian sp 2

Em Agosto estaremos em São Paulo com o Curso de Direção de Palco e Produção Técnica.

Será um curso intensivo de 3 dias sob o comando de Julian Conde!

Não perca!

DIREÇÃO DE PALCO E PRODUÇÃO TÉCNICA
Data: 21 a 23/08
Horário: Segunda a Quarta, 9h às 17h
Local: Teatro UMC – Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina, São Paulo
Matrículas abertas: http://iatec.com.br/cursos/evento/direcao-de-palco-e-producao-tecnica/

Professor: Julian Conde
Há 22 anos no Ramo de shows e eventos, começou a carreira com gravação ao vivo de áudio de shows e programas de TV para cds e dvds. Foi Roadie de algumas bandas, e fez a direção de palco em festivais como Claro que é Rock, Skol Beats, Nokia trends, entre outros. Trabalhou com produção técnica em grandes shows como Joss Stone, Iggy Pop, Aerosmith, Roger Waters, Ozzy Osbourne, Korn, Nine Inch Nails entre outros. Nos últimos 10 anos, faz direção técnica da cantora Maria Rita, tendo feito mais de 5 turnês em mais de 15 países pelo mundo. Em paralelo, faz direção técnica de eventos corporativos para grandes agências de eventos do mercado, tendo trabalhado com grandes clientes e palestrantes, como Itaú, Santander, Motorola, P&G, Wyeth Pharmaceuticals, Roche, Bacardi, Volvo, Subaru, e com os Presidentes americanos George W. Bush e Bill Clinton.

Em parceria com a Fábrika de Sons, estamos chegando em Agosto com os cursos de Logística e Produção de Eventos; e Áudio Equipamentos e Aplicações!
Não perca! Este pode ser o início da sua carreira na área de Entretenimento!
E o mais importante! Vamos fazer um precinho bem camarada! 😉

Confira:

LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO DE SHOWS E EVENTOS ARTÍSTICOS
Data: 7/08
Horário: Segundas, 17h às 21h
Local: Fabrika de Sons – R. Visc. da Penha, 220 – Centro, Petrópolis
Matrículas abertas: http://iatec.com.br/cursos/evento/logistica-e-producao-de-shows-e-eventos-artisticos/
Valor: R$ 660 (parcelado em até 3x ou à vista com 20% de desconto)

Professor: Rosane Guitarelli
Atuante há 25 anos no mercado de Entretenimento, já passou pelas principais Produtoras do país – tais como a Planmusic (Paul McCartney e Rolling Stones), XYZ LIVE (Justin Bibier), Franco Bruni (U2), Dell\’arte (Stomp e Tony Benett, entre outros), Dream Factory (Carnaval do Rio) – exercendo funções de Planejamento, Tour Manager, Produção Executiva e Coordenação de Produção e Logística.

 

ÁUDIO EQUIPAMENTOS E APLICAÇÕES
Data: 21/08
Horário: Segunda a Quarta, 9h às 16h
Local: Fabrika de Sons – R. Visc. da Penha, 220 – Centro, Petrópolis
Matrículas abertas: http://iatec.com.br/cursos/audio/audio-equipamentos-e-aplicacoes/
Valor: R$ 660 (parcelado em até 3x ou à vista com 20% de desconto)

Professor: Marcio Reis
Marcio Reis é Técnico de PA, Engenheiro de Gravação e professor do IATEC.
Já trabalhou com artistas do gabarito de Leila Pinheiro, Leo Gandelman, Pepeu Gomes e Lulu Santos, entre outros; e em eventos de peso, como Reveillon de Copacabana, Encontro do Papa com as Famílias, Bossa Nova – 50 anos e Festival Chapada in Jazz.

Arte_FB_IATEC-WorkshopMicrofones

 

No dia 25/07 teremos o Workshop Gratuito da Audio Technica sobre microfones, com Luis Salgueiro!
Não perca! Inscrições pelo site: http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-gratuito-audio-technica-treinamento-sobre-microfones-com-luis-salgueiro/

 

WORKSHOP GRATUITO AUDIO TECHNICA – TREINAMENTO EM MICRONONES COM LUIS SALGUEIRO
Dia: 25/07
Horário: Terça, 19h
Local: IATEC – Rua Pedro I, 4 – sala 202 – Centro – Rio de Janeiro
Inscrições: http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-gratuito-audio-technica-treinamento-sobre-microfones-com-luis-salgueiro/

 

EMENTA:
• Microfones dinâmicos, de fita e condensadores;
• Figura de captação;
• Curva de resposta.
• Demonstração de microfones

Quem nunca sonhou em montar o seu próprio equipamento de áudio? De planejar como seria o som perfeito ao fazer uso dos melhores componentes do mercado. Talvez nem todos tenham a mesma visão do lendário Les Paul, músico e inventor que deixou um legado tecnológico inestimável para a indústria da música, vide os gravadores multipistas e a guitarra elétrica, ambos invenções dele. Entretanto, para quatro alunos do Curso Técnico em Eletrônica com Ênfase em Áudio, do IATEC, esse sonho de tirar do papel um equipamento e torná-lo real se concretizou.

Orientados pelo professor Celso Lara, os formandos Diego Daniel, Fabiano Braga, Thiago Nogueira e Leonardo Valdanini botaram a mão na massa e construíram, para o trabalho de conclusão do curso, um amplificador de áudio de 10W. O embrião do projeto escolhido pelo grupo foi encontrado na internet e profundamente alterado a fim de obter uma amplificação do sinal com a melhor relação sinal x ruído possível. Segundo contam os alunos, o trabalho foi dividido em três etapas bem definidas: pesquisa, montagem e medições e ajustes.

01

Na fase de pesquisa, sem saber se o projeto escolhido realmente funcionaria, o grupo começou a planejar e a pesquisar maneiras de montá-lo, sem precisar queimar, ainda, as placas (termo que se dá ao processo de criação dos circuitos), criando as trilhas com os próprios componentes soldados e usando jumpers (fios soldados) para servir de caminho para o circuito. O professor Celso, após verificar a dúvida dos alunos em relação ao projeto, sugeriu que o protótipo fosse montado com uma matriz de contato, para testar o circuito do que seria, enfim, o futuro equipamento.

02

Durante o segundo período do Curso de Eletrônica com Ênfase em Áudio, eles construíram, na aula de Análise de Circuitos, uma fonte variável de 8V (1A) com transformadores de 6+6V. Para obter maior amplificação, eles redimensionaram a fonte, trocando o transformador, primeiramente, por um Trafo de 9+9, chegando aos 12,4V; e, depois, por um Trafo de 15+15, (2A), chegando a 16,8V. Sendo assim, o equipamento já sinalizava sua arquitetura, com tensão mínima de 8V e máxima 18V, com corrente máxima de 2A.

Botando a mão na massa
Após os testes bem sucedidos com o projeto, e o circuito criado a partir da matriz de contato, chegou a hora da montagem. Para isso, cada membro do grupo idealizou um novo caminho para que as placas fossem, então, queimadas e fabricadas. Na ocasião, os alunos chegaram à conclusão de que as trilhas idealizadas pelo aluno Diego Daniel poderiam ser uma boa escolha devido à clareza do circuito criado por ele. A partir do momento em que os circuitos estavam prontos, surgiu a ideia de fazer um amplificador estéreo. Foi aí que bateu a dúvida em todos: como seria essa ligação?

03

A solução foi simples: eles fizeram a conexão pela entrada de sinal (jack), e um potenciômetro estéreo, de seis pinos, passou a controlar o volume dos dois circuitos. Cada “Circuito Amplificador” amplifica uma parte do sinal e o entrega, em sua saída, amplificado. Essa saída é ligada a um autofalante. Com dois circuitos iguais, ligados dessa forma (pelo jack), cada um com sua saída para uma caixa de som, produz-se o efeito estéreo.
Após a finalização do equipamento, o grupo ficou orgulhoso ao concluir que o projeto e o circuito funcionaram da maneira esperada, amplificando o sinal de entrada em níveis satisfatórios. As alterações no projeto elevaram um simples circuito encontrado na internet a um nível superior de entendimento, estudo, prática e aprendizado. Os quatro alunos fizeram questão de agradecer a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, nesse projeto, em especial aos professores do curso do IATEC e o orientador Celso Lara.

04

Quer saber mais? Acesse a página do Curso de Segundo Grau Técnico em Eletrônica com Ênfase em Áudio e conheça o programa, lembrando que a próxima turma tem início no dia 31/07.

Tire todas as suas dúvidas sobre mixagem neste Workshop idealizado por Fábio Henriques, um mestre no assunto!

Fábio tem atuado significativamente no mercado fonográfico ao longo de mais de 20 anos. Com mais de 300 CDs e DVDs mixados e trabalhos com artistas como Lulu Santos, Caetano Veloso, Cidade Negra, Engenheiros do Hawaii e muitos outros, atualmente é engenheiro da Gomus Music, no Rio. Seus quatro livros, Guia de Mixagem (vols 1,2 e 3), e Guia de Microfonação, tornaram-se referência para estudantes e profissionais de todo o Brasil, sendo adotados como livros didáticos em diversos cursos universitários.

Seu grupo no Facebook, Mixagem Sem Segredos: O Grupo é um polo de discussão de alto nível sobre áudio, contando com mais de 3.000 membros: https://www.facebook.com/groups/744276519018138/

Realize sua matrícula através do site, telefone ou presencialmente.

Confira os detalhes:

 

MIXAGEM SEM SEGREDOS
Dia: 12/08
Horário: Sábado, 10h às 16h
Local: IATEC Centro – Rua Pedro I, 4 – Sala 202 – Centro/RJ
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-mixagem-sem-segredos-com-fabio-henriques/

Totalmente gratuito, este workshop é a oportunidade de ouvir de profissionais da área suas visões sobre o mercado para quem decide seguir carreira no áudio no Brasil. Como os grandes eventos mudaram as perspectivas de trabalho? Que habilidades procuram os recrutadores de profissionais para produções fonográficas e audiovisuais? Saiba tudo sobre a área, que se mantém na contramão da crise e continua em plena expansão por todo o país.

 

WORKSHOP GRATUITO – ÁUDIO & CARREIRAS
Dia: 12/07
Horário: 19h
Local: IATEC Centro

 

Inscrições abertas no site: http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-gratuito-mercado-de-audio-carreiras-jul2017/

Não perca tempo e faça já a sua matrícula. Estamos nas últimas vagas!

Faça sua matrícula pelo site (http://isecrj.com.br/agenda/), telefone ou presencialmente.
Saiba mais:

EDIÇÃO DE VÍDEO PARA TV E CINEMA
Data: 07 e 08 / 14 e 15 de julho
Horário: Sextas – de 19h às 22h / Sábados – de 9h às 13h e das 14h às 19h

Local:
ISEC – Instituto Serrano de Economia Criativa – Nova Friburgo – RJ- Brasil
Praça Getulio Vargas, 55, Centro
Tel: (22) 2533-1228 / (22) 2523-5756
http://isecrj.com.br/agenda/