Superedição do evento UBC Sem Dúvida será realizada nos dias 8, 9 e 10 de maio na sede nacional, no Rio, e contará com nomes consagrados do mercado; veja como participar

ubc materia

A UBC promove, entre os dias 8 e 10 de maio, uma superedição do evento UBC Sem Dúvida, agora turbinada por uma série de palestras, painéis e oficinas protagonizadas por grandes nomes do mercado e com um foco bem específico: trazer o maior número possível de informações sobre música em audiovisual. O setor de arrecadação que representa atualmente a maior fatia do bolo distribuído pelo Ecad é também um dos que mais crescem, acarretando grandes oportunidades. Por isso, convidamos gente da produção e da criação de música original para novelas, filmes ou séries, bem como especialistas na parte financeira e nos rendimentos que podem surgir desse setor. Associados poderão participar do evento gratuitamente in loco, na Casa UBC, no Centro do Rio; e qualquer interessado terá como acompanhá-lo em transmissões ao vivo pelo Facebook e o YouTube, nos três dias de evento.

No dia 8, primeira jornada de atividades, o foco será a produção. Especialistas do IATEC (Instituto de Artes e Técnicas de Comunicação), do Rio de Janeiro, falarão sobre aspectos técnicos da produção de música original para cinema e TV. Nomes como Daniel Figueiredo, Júlio César e Luiz Helenio darão a visão de quem produz as trilhas. Já Sérgio Nogueira (Blue Bird Estúdio), Sérgio Rocha (RIT TV) e Manoel Tavares (TV Globo) trarão o lado de quem requer música original, tudo para dar um bom panorama de como funciona o mercado. A abertura do evento, às 14h, será com o nosso diretor-executivo, Marcelo Castello Branco.

Continua no link: http://www.ubc.org.br/Publicacoes/Noticias/9542?utm_source=Newsletter&utm_campaign=c44d3fbd52-EMAIL_CAMPAIGN_2018_04_26&utm_medium=email&utm_term=0_ddb33b0b47-c44d3fbd52-58303953

Para participar direto da Casa UBC, os interessados podem se inscrever ligando para o departamento de Comunicação da sede nacional, no telefone (21) 2223-3233.

Matéria retirada de O Globo: https://oglobo.globo.com/cultura/carmen-lucia-adia-julgamento-sobre-obrigatoriedade-de-diploma-para-artistas-22583313

Houve pedido de representantes da categoria e não há previsão para votação

globo ft1

Na foto, Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) 01-03-2018 – Jorge William / Agência O Globo

 
BRASÍLIA – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, adiou o julgamento da ação que questiona a obrigatoriedade de diploma ou de certificado de capacitação para registro profissional de artistas. O julgamento estava marcado para o próximo dia 26 mas, a pedido de representantes de artistas, a ministra retirou o caso da pauta do plenário. Os advogados querem mais tempo para acrescentar outros elementos ao processo para auxiliar os ministros no exame da ação. Não há previsão de quando o tema voltará à pauta.

A ação chegou no STF em 2013, quando a Procuradoria Geral da República (PGR) questionou parte da Lei 6.533, de 1978, e do Decreto 82.385, do mesmo ano. As normas tratam da obrigatoriedade de diploma ou de certificado de capacitação para registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício das profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões.
Segundo a ação, “a manutenção da vigência dos dispositivos impede o livre exercício de um direito fundamental, o que, por si só, configura caso de urgência constitucional”. Para a PGR, a regra viola o artigo 5º da Constituição Federal, que asseguram a livre manifestação do pensamento, a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura, além do livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão. Ainda de acordo com a PGR, as normas contrariam o artigo 215 da Constituição, que assegura o livre acesso à cultura.

“A liberdade de expressão é um dos mais importantes direitos fundamentais do sistema constitucional brasileiro”, diz a ação. “Trata-se de direito essencial ao livre desenvolvimento da personalidade humana, uma vez que, como ser social, o homem sente a necessidade de se comunicar, de exprimir seus pensamentos e sentimentos e de tomar contato com os seus semelhantes”.

Na ação, a PGR também alega que “norma impugnada fere a liberdade de expressão artística”. E conclui: “sob o pretexto de resguardar direitos e interesses gerais da sociedade, a regulamentação da profissão acabou por retirar da arte aquilo que lhe é peculiar: sua liberdade”. A PGR também compara a situação dos artistas com a dos jornalistas. E lembra que, em 2009, o STF derrubou a exigência de diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista.

banner_site-PETs_2018_geral

 

Áudio:

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO (PET) – SONORIZAÇÃO
Início: 05/05
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/audio/programa-especial-de-treinamento-pet-sistemas-de-sonorizacao/

O CURSO: Além de introduzir os interessados na prática de sonorização de shows e eventos, incluindo alinhamento de PA, passagem de som e mixagem, fornece uma preparação completa, que passa pelos fundamentos, equipamentos, sonorização e especialização em consoles digitais.

 

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO (PET) – PRODUÇÃO MUSICAL
Início: 05/05
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/audio/programa-especial-de-treinamento-pet-producao-musical/

O CURSO:O produtor musical é o profissional que trabalha para que um disco aconteça. Ele ajuda a definir o repertório, entende como funciona o estúdio, tem conhecimento técnico e capacidade para interferir no processo, fazer a ponte entre os músicos e os técnicos, a banda e a gravadora. Além disso, cuida dos direitos autorais e interfere no processo de divulgação e distribuição do disco.

 

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO (PET) – ÁUDIO PARA TV E CINEMA
Início: 05/05
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/audio/programa-especial-de-treinamento-pet-audio-para-tv-e-cinema/

O CURSO: A Especialização ensina ao aluno as técnicas de captação de áudio para transmissões no rádio e na TV, além de captação para produções cinematográficas. O aluno vai aprender a utilizar os microfones e gravadores corretos, conforme a necessidade da captação, além de técnicas de mixagem e sincronismo, os formatos de áudios mais utilizados, softwares e a interação entre áudio e vídeo.

 

Vídeo:

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO (PET) – VÍDEO
Início: 07/05
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/video/programa-especial-de-treinamento-pet-video/

O CURSO: Conjunto de cursos que visa dar um pouco mais de consistência para o operador de câmera. Apresenta o mais amplo conhecimento possível do processo de construção de imagens em Operação de Câmera, tanto no estúdio como em filmagens externas, proporcionando de forma prática a produção de imagens destinadas à realização de produtos jornalísticos, comercias, clipes, documentários e vídeos institucionais.

 

 

Eventos:

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO (PET) – PRODUÇÃO DE EVENTOS
Início: 14/05
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/evento/programa-especial-de-treinamento-pet-producao-de-eventos/

O CURSO:
Este Programa Especial de Treinamento reúne uma ampla gama de cursos que abordam desde a Produção Executiva de Shows e Eventos, leis de incentivo, direção de palco e logística.

 

Iluminação:

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO (PET) – ILUMINAÇÃO CÊNICA
Início: 02/07
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/iluminacao/programa-especial-de-treinamento-pet-iluminacao-cenica/

O CURSO:
Apresenta uma visão geral da iluminação cênica, contando um pouco de sua história, o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas. Aborda também conceitos como temperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e a visão humana, e outros temas como: eletricidade básica, diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem. O foco é na iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação. Além das aulas teóricas, os alunos fazem visitas a teatros e empresas de iluminação, aprendem a fazer instalação, a parte elétrica e a prevenção de acidentes, utilizando o Oficial Avolites, console digital mais utilizado do mercado, além do treinamento em LED’s e Moving Lights.

Confira abaixo os cursos disponíveis na Sede Fortaleza em Maio:

 

ÁUDIO FUNDAMENTOS
Ementa: A natureza do som | Características da nossa audição | O decibel e suas aplicações | Propagação do som ao ar livre

Data: 2/05
Horário: Segundas e Quartas, 18h45 às 21h45
Mais informações e matrículas: IATEC Fortaleza: Rua Jaguaribe, 55 – Aldeota | (85) 3181 4597

==

TREINAMENTO EM PRO TOOLS
Ementa: Montagem de um computador para o Pro Tools | DAW (Digital Audio Workstation) | Configurações e gerenciamento do hardware com o software | Aplicações gerais do áudio na produção musical | Como gravar, editar, mixar e fazer automação no Pro Tools | Noções de masterização | Backups CD e DVD

Data: 03/05
Horário: Terças e Quintas, 18h45 às 21h45
Mais informações e matrículas: IATEC Fortaleza: Rua Jaguaribe, 55 – Aldeota | (85) 3181 4597

==

TREINAMENTO EM CONSOLES DIGITAIS
Consoles de mixagem | Áudio digital | Consoles de mixagem digitais | Operação de consoles digitais

Data: 21/05
Horário: Segundas e Quartas, 18h45 às 21h45
Mais informações e matrículas: IATEC Fortaleza: Rua Jaguaribe, 55 – Aldeota | (85) 3181 4597

==

ROADIES
Ementa: Introdução (mercado, profissão) | Noções de Música (escala, cifras, etc) | Ferramentas básicas (afinador eletrônico, mult-test, chave de afinação, outros acessórios) | Noções de áudio (timbre, volume, freqüência, microfones, cabos, ligações) | Noções de eletricidade e eletrônica (medida de voltagem, aterramento, fontes) | Montagem de Setups (guitarra, baixo, bateria, teclado, violão nylon/aço, posicionamento básico de palco) | Outros Instrumentos (Percussão, Sopro) | ”Na Estrada” (Show em local aberto / fechado, festivais, embarque e desembarque de equipa-mento avião / ônibus) | A relação do Roadie com a equipe de produção (ética profissional, relacionamento com artistas, produtores, técnicos e outros mais).

Data: 21/05
Horário: Segunda a Quarta, 9h às 17h
Mais informações e matrículas: IATEC Fortaleza: Rua Jaguaribe, 55 – Aldeota | (85) 3181 4597

ENTER-GO

Turma do Treinamento Completo em Sistemas de Sonorização do IATEC em Goiânia, parceria com a ENTER/GO. O curso foi realizado com 50% de desconto para os afiliados locais, certificação pelo SATED e encaminhamento ao DRT para os aprovados; ajudando na profissionalização e formação dos profissionais da região. Agradecemos a participação e o empenho de todos e esperamos expandir a iniciativa para os ENTER’s das demais cidades Brasil afora.

Arte_FB_IATEC-Live__naldo bueno

Arte_FB_IATEC-Workshop_AVID_Novidades

No dia 18/04 teremos um Workshop imperdível com Eduardo Andrade – Audio Technical Sales | Latin America – falando sobre os lançamentos e novidades da AVID para 2018. É gratuito e as inscrições já estão abertas.

Confira:

Workshop Gratuito Oficial AVID – Novidades e Lançamentos AVID/Pro Tools
Dia: 18/04
Horário: Quarta, às 17h
Local: IATEC Centro: Rua Pedro I, 4 – sala 202 – Centro/RJ (próximo à Praça Tiradentes / Prédio do Teatro Carlos Gomes)
Inscrições: http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-gratuito-oficial-novidades-e-lancamentos-avidpro-tools/

Curso de Eletrônica Básica, início 8/05

Posted By IATEC On março - 29 - 2018ADD COMMENTS

Arte_FB_IATEC-Eletronica_Basica

No dia 8/05, às terças e quintas, de 19h às 21h; daremos início ao novo curso de Eletrônica Básica.

Conheça a ementa do curso:
– Componentes
– Ferramentas
– instrumentos
– Funcionamento e análises de circuitos eletrônicos

 

Informações, valores e matrículas pelo e-mail: clubedotecnicorj@gmail.com

Telefones: 21-99839-4668 / 21-3587-2095 (segunda a sexta de 10h às 18h)

Whatsapp e Telegram: 21-99854-5745 (só mensagem de texto)

Ainda segundo o estudo, apresentações ao vivo aumentam o bem-estar em 21%.
LONDRES — Ir a um show de música ao vivo vai ajudar a aumentar sua expectativa de vida em quase uma década. É o que diz uma nova pesquisa publicada pela O2, empresa que administra algumas das maiores casas de shows do Reino Unido, em parceria com a Goldsmith University.

Segundo o estudo, ficar 20 minutos em um show já é o suficiente para “poder aumentar sua sensação de bem-estar em até 21%”, e a experiência “conecta diretamente os níveis de bem-estar com o aumento de nove anos na expectativa de vida”.

Ou seja: pode existir uma conexão entre ir a shows e o quanto você vai viver.

“Nossa pesquisa mostra o profundo impacto que os shows têm nas sensações de saúde, felicidade e bem-estar, com a frequência quinzenal ou regular sendo a chave”, afirma Patrick Fagan, responsável pelo estudo.

Para determinar os resultados, voluntários passaram por testes psicotécnicos e de frequência cardíaca após fazer atividades como ioga, passear com cachorro e, claro, ir a um show.

A conclusão foi que frequentadores de apresentações musicais tiveram um aumento de 25% nos sentimentos de auto-estima e de proximidade com outras pessoas, e um aumento de 75% no estimulo mental.
globo

Curiosamente, a pesquisa mostrou também que britânicos preferem ir a shows do que ouvir música em casa.
Em 2013, um outro estudo no Finlândia determinou que “crianças que participam de aulas de canto têm maior nível de satisfação na escola”.

Já um feito pela Universidade do Missouri, publicado no The Journal of Positive Psychology, constatou que “músicas alegres têm um efeito significativamente positivo na saúde”.

“Combinando toda as nossas descobertas e a pesquisa da O2, chegamos a receita de que ir a um show a cada 15 dias pode abrir o caminho para quase uma década a mais de vida”, concluiu Fagan.

 

Matéria extraída de O Globo: https://oglobo.globo.com/cultura/musica/pesquisa-revela-que-ir-shows-ajuda-aumentar-expectativa-de-vida-em-quase-uma-decada-22532991#ixzz5BAZZ2UTK
stest 

Realizaremos em parceria com o Clubmed no próximo dia 9/04, às 10h, um bate-papo com alunos e ex-alunos do IATEC sobre carreiras em Resorts; com inscrições no banco de dados para vagas de estágio e emprego na Empresa. Atualmente o resort está criando oportunidades nas áreas de Iluminação, DJ e Técnico de Som.

Inscrições: http://iatec.com.br/cursos/audio/palestra-clubmed-descubra-como-desenvolver-sua-carreira-em-resorts/

arte-divulgacao final