Das salas de aula para as estradas

Posted By IATEC On fevereiro - 6 - 2018ADD COMMENTS

azeem_de_oliveira

Ex-aluno do Curso de Segundo Grau Técnico em Eletrônica com Ênfase em Áudio do Iatec, Azeem de Oliveira pode ser considerado um curioso assumido, ou melhor, um “futucador”, como ele mesmo se autodenomina. Antes de ingressar para o curso de Eletrônica com ênfase em Áudio, ele lembra, em tom de brincadeira, que já havia queimado algumas caixas de som e causado alguns curtos-circuitos.

“O curso do Iatec foi uma boa porta para mim. Sempre fui de futucar tudo e as aulas abriram a minha cabeça, principalmente na parte teórica. Aprendi desde como funciona um microfone a um sistema completo. Além disso, temos a oportunidade de conhecer áreas diferentes, como som ao vivo, para TV e cinema, por exemplo”, ressalta Azeem.

Do som ao vivo ao cinema

Fascinado por trabalhar justamente com som ao vivo, atividade que exerceu em algumas grandes empresas de sonorização e, principalmente, na casa de espetáculos Barra Music, no Rio de Janeiro, Azeem teve a oportunidade de atuar, como técnico auxiliar de som, com a cantora pop Anitta.

“Quando trabalhei no Barra Music, o gerente de palco de lá havia me convidado para fazer parte da equipe que fazia o som da Anitta. Como queria meter a mão na massa, topei e trabalhei com ela durante nove meses rodando o Brasil. Atualmente, trabalho com o cantor Mumuzinho pela empresa Laredo Áudio”, conta o ex-aluno, que também já realizou trabalhos importantes para a TV, incluindo o seriado do canal  MultiShow “Estranha Mente”, de Fernando Caruso.

Acesse a página do Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio e conheça o programa, lembrando que a próxima turma tem início no dia 19/02.

Confira neste vídeo do JN uma matéria sobre as chances de vagas crescentes no mercado de trabalho para quem opta por um Curso Técnico Pós-Médio.

Aproveite e confira também a ementa do nosso Curso Técnico de Eletrônica com Ênfase em Áudio.

JN curso tecnico> Clique aqui para assistir <

Totalmente gratuito, o workshop é a oportunidade de ouvir de profissionais da área suas visões sobre o mercado para quem decide seguir carreira no áudio no Brasil. Como os grandes eventos mudaram as perspectivas de trabalho? Que habilidades procuram os recrutadores de profissionais para produções fonográficas e audiovisuais? Saiba tudo sobre a área, que se mantém na contramão da crise e continua em plena expansão por todo o país.

 

Workshop Gratuito: Oportunidade de Mercado e Orientações nas Carreiras de Áudio
Data: 7/02
Horário: Quarta, 19h
Local: IATEC Centro/RJ
Inscrições: http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-gratuito-oportunidade-de-mercado-e-orientacoes-nas-carreiras-de-audio-fev2018/

 

 

Quem nunca sonhou em montar o seu próprio equipamento de áudio? De planejar como seria o som perfeito ao fazer uso dos melhores componentes do mercado. Talvez nem todos tenham a mesma visão do lendário Les Paul, músico e inventor que deixou um legado tecnológico inestimável para a indústria da música, vide os gravadores multipistas e a guitarra elétrica, ambos invenções dele. Entretanto, para quatro alunos do Curso Técnico em Eletrônica com Ênfase em Áudio, do IATEC, esse sonho de tirar do papel um equipamento e torná-lo real se concretizou.

Orientados pelo professor Celso Lara, os formandos Diego Daniel, Fabiano Braga, Thiago Nogueira e Leonardo Valdanini botaram a mão na massa e construíram, para o trabalho de conclusão do curso, um amplificador de áudio de 10W. O embrião do projeto escolhido pelo grupo foi encontrado na internet e profundamente alterado a fim de obter uma amplificação do sinal com a melhor relação sinal x ruído possível. Segundo contam os alunos, o trabalho foi dividido em três etapas bem definidas: pesquisa, montagem e medições e ajustes.

01

Na fase de pesquisa, sem saber se o projeto escolhido realmente funcionaria, o grupo começou a planejar e a pesquisar maneiras de montá-lo, sem precisar queimar, ainda, as placas (termo que se dá ao processo de criação dos circuitos), criando as trilhas com os próprios componentes soldados e usando jumpers (fios soldados) para servir de caminho para o circuito. O professor Celso, após verificar a dúvida dos alunos em relação ao projeto, sugeriu que o protótipo fosse montado com uma matriz de contato, para testar o circuito do que seria, enfim, o futuro equipamento.

02

Durante o segundo período do Curso de Eletrônica com Ênfase em Áudio, eles construíram, na aula de Análise de Circuitos, uma fonte variável de 8V (1A) com transformadores de 6+6V. Para obter maior amplificação, eles redimensionaram a fonte, trocando o transformador, primeiramente, por um Trafo de 9+9, chegando aos 12,4V; e, depois, por um Trafo de 15+15, (2A), chegando a 16,8V. Sendo assim, o equipamento já sinalizava sua arquitetura, com tensão mínima de 8V e máxima 18V, com corrente máxima de 2A.

Botando a mão na massa
Após os testes bem sucedidos com o projeto, e o circuito criado a partir da matriz de contato, chegou a hora da montagem. Para isso, cada membro do grupo idealizou um novo caminho para que as placas fossem, então, queimadas e fabricadas. Na ocasião, os alunos chegaram à conclusão de que as trilhas idealizadas pelo aluno Diego Daniel poderiam ser uma boa escolha devido à clareza do circuito criado por ele. A partir do momento em que os circuitos estavam prontos, surgiu a ideia de fazer um amplificador estéreo. Foi aí que bateu a dúvida em todos: como seria essa ligação?

03

A solução foi simples: eles fizeram a conexão pela entrada de sinal (jack), e um potenciômetro estéreo, de seis pinos, passou a controlar o volume dos dois circuitos. Cada “Circuito Amplificador” amplifica uma parte do sinal e o entrega, em sua saída, amplificado. Essa saída é ligada a um autofalante. Com dois circuitos iguais, ligados dessa forma (pelo jack), cada um com sua saída para uma caixa de som, produz-se o efeito estéreo.
Após a finalização do equipamento, o grupo ficou orgulhoso ao concluir que o projeto e o circuito funcionaram da maneira esperada, amplificando o sinal de entrada em níveis satisfatórios. As alterações no projeto elevaram um simples circuito encontrado na internet a um nível superior de entendimento, estudo, prática e aprendizado. Os quatro alunos fizeram questão de agradecer a todos os envolvidos, direta ou indiretamente, nesse projeto, em especial aos professores do curso do IATEC e o orientador Celso Lara.

04

Quer saber mais? Acesse a página do Curso de Segundo Grau Técnico em Eletrônica com Ênfase em Áudio e conheça o programa, lembrando que a próxima turma tem início no dia 19/02.

Arte_FB_IATEC-Planejamento_Gestao

 

O curso “Planejamento e Gestão de Segurança na Produção de Eventos – Nivel 1”, ministrado por Camilo Dornellas (experiente profissional da área, com mais de 28 anos de carreira), visa capacitar profissionais da área da segurança, produção e gestão de eventos, arenas e estádios para atuarem no entretenimento.

Através das metodologias aplicadas no curso, os alunos estarão aptos a desenvolver ações nos âmbitos local e global, bem como serem capazes de analisar todas as situações, avaliar riscos, gerir crises com eficiência e tomar decisões.

O curso terá início em 20/02, de segunda a sexta, 17h30 às 21h30
Faça sua matrícula diretamente pelo site: https://goo.gl/A9UAQk

Arte_FB-Oficina_Producao_Eventos

Para a produção de eventos, é necessário um bom planejamento.
Diversos fatores devem ser levados em conta, como o local, a divulgação, a seleção de fornecedores, o alvará, a segurança, o investimento etc.

Na Oficina de Produção de Eventos, ministrada por dois grandes nomes da área, Elsa Costa e Lu Sales, o participante conhecerá ferramentas práticas para planejamento executivo e financeiro a partir de um briefing de um evento.

A oficina será no dia 20/01, das 9h às 13h.
Inscreva-se já: http://bit.ly/2CBn83r

No dia 13/12 estaremos realizando no IATEC Centro/RJ o Workshop de Planejamento e Gestão Operacional com Camilo Dornellas.

O evento acontecerá de 9h30 às 12h30 sob o valor de R$ 30,00.

Não perca!

 

WORKSHOP – PLANEJAMENTO E GESTÃO OPERACIONAL
Dia 13/12
Horário: Quarta, 9h30 às 12h30
Valor: $ 30,00
Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/evento/workshop-planejamento-e-gestao-operacional-para-o-entretenimento/

 

Camilo Dornellas

camilo
Responsável pelo Planejamento, Gestão e Operações em eventos há mais de 28 anos, conta com larga experiência em eventos nacionais e internacionais – como Rock in Rio e Copa do Mundo 2014 – incluindo os projetos e processos de elaboração planos de gestão e operações, contingências e recursos especializados.
Possui elevada capacidade resolutiva, coordenador de projetos, excelente desempenho em gestão de multidões e crises, e habilidade em coordenar equipes e formar profissionais de alto rendimento, possuindo amplos e sólidos conhecimentos em gestão de Grandes Eventos, Arenas, Estádios.
Excelente desempenho em mediação de conflitos e articulador das ações integradas das áreas de segurança (Safety & Security) incluindo as instituições Federal, Estadual e Municipal.
Organização , gestão e integração das áreas de safety & security, e das equipes na execução de suas tarefas, incluindo o dimensionamento efetivo necessário para a operação. processos de de alta complexidade.
Participa diretamente na gestão do orçamento direcionado aos serviços de segurança, controle de acessos, orientação do público, zelando pela excelência de ações em termos de prazos, custos e qualidade.

No dia 28/11 às 19h horas, Luiz Helenio, Diretor do IATEC, fará um Facebook Live falando um pouco sobre as oportunidades e o mercado na área de Áudio.

Não perca!

Nossa página: https://www.facebook.com/curtaiatec/

 

LIVE CT PNG

Arte_FB_IATEC-IATEC__goiania

O IATEC e a ENTER/GO levarão para Goiânia em 2018 o curso mais completo da escola, formado por 5 módulos direcionado para a idealização, montagem e execução de PA’s, mesas de som e todo o tipo de equipamento necessário para realização de um trabalho bom e profissional.

Fique ligado no nosso site e no Facebook para saber das novidades.

Matrículas: http://iatec.com.br/cursos/audio/programa-especial-de-treinamento-pet-sistemas-de-sonorizacao/
Facebook: fb.com/curtaiatec

live10 2

Após longa espera, a Ableton anuncia a nova versão do Live para 2018.

Lucas Ramos, instrutor oficial da Ableton e professor do IATEC, apresenta com exclusividade neste Workshop todas as novidades que o programa apresenta para a versão 10, com a chancela da fabricante.

Dia 14/12 às 19h no IATEC Centro/RJ.
Inscrições Gratuitas no site: http://iatec.com.br/cursos/audio/workshop-gratuito-lancamento-oficial-ableton-live-10/

 

Confira algumas das atualizações dessa nova versão já disponibilizadas pelo site oficial:

Wavetable:
É um novo sintetizador construído pela Ableton. Sons derivados de sintetizadores analógicos e uma variedade de outros instrumentos. Crie os sons imediatamente – mesmo sem um profundo conhecimento – ou explore sua rica paleta e potencial através de uma interface intuitiva.

Echo:
O Echo reúne o som de Delays clássicos de hardware analógico e digital em um único dispositivo – o seu novo Delay. Conduza e dê forma a sons com seus filtros modelados analógicos, aumente o ruído e a ondulação para imperfeições vintage ou adicione modulação e reverb para criar paisagens sonoras difusas, feedbacks e muito mais.

Drum Buss:
Drum Buss é uma estação de trabalho única para bateria, capaz de adicionar caracteres sutis ou curvaturas e bater tambores de acordo com a sua vontade. Adicione pressão e distorção com movimentos e contração, controle a dinâmica com compressão e modelagem transitória.

Pedal:
Com modelos separados de nível de circuito de pedais de guitarra overdrive, distorção e fuzz, Pedal traz o caráter de caixas stomp analógicas para Live. Se destaca em aquecer vocais e outros instrumentos, dirigir sons de sintetizadores ou bater completamente os tambores. E, claro, parece ótimo com as guitarras.

Capture:
Transforme suas idéias mais espontâneas em música sem pensar em gravar. Iniciando uma música? Basta criar uma faixa MIDI e tocar. Quando uma ideia aparecer, pressione Capturar depois de toca-la. O Live irá combinar o seu tempo e começar sua melodia em um loop perfeito. Você também pode usar o Capture para avançar suas músicas: adicione novas partes ou overdub MIDI para clipes existentes, sem quebrar seu fluxo, basta pressionar Capture depois de ter tocado corretamente.

Edit multiple MIDI clips:
Crie bateria e baixo, ou acordes e melodia em conjunto. Trabalhe com vários clipes MIDI em várias faixas dentro de uma única visualização – tanto na sessão quanto no arranjo. Agora você pode editar e ter um melhor controle das relações musicais em sua música.